sábado, 25 de abril de 2015

XXXVI- Vaidade

A primeira vez que pensei em vaidade fui logo para questão física. Mal de gordo. Acho que por vezes me sinto bem com meu peso, aí por outras olho e vejo "ah, não to bem, gordura não combina comigo". Aí hoje me olho no espelho e penso: ok, estou mais gordo, mas to um tesão.

Depois fui para outros pontos, outras formas de vaidade. Um amigo meu reclama de outro que faz questão o tempo todo de mostrar o quanto aquilo que ele compra é caro. E se algo acabou de lançar, manda logo um link com o site do preço do produto caríssimo dizendo que vai comprá-lo.

Eu acompanho meu feed nas redes sociais e estamos todos lotados de vaidade. Especialmente com aquilo que se pensa. Somos tão vaidosos que por vezes parece que uma opinião tida como errada equivale a ser destratado na aparência. Algo como: sua cara está horrível.

Tenho ultimamente observado muitas coisas e me pronunciado menos. Talvez o que eu precise de fato é explorar coisas novas. Algo que equivale a mudar de aparência. Aliás faço até um gancho com minha própria vida. Explico melhor.

Creio que na adolescência ser gordo foi algo que me deu uma ilusão de me proteger de qualquer possibilidade de perguntar: por que você não sai com mulher? Vi um rapaz comentar isso num daqueles programas da MTV americana que passava na década passada e me identifiquei com isso na hora.

Depois as roupas. Sempre em tons mais escuros. Sem graça. E com o tempo fui pedindo ajuda a amigos que entendiam melhor dessas coisas e tal. Hoje já sou capaz de ir na loja e saber escolher o que quero, o que fica melhor pra mim, sem precisar me esconder em cores sem graça. Tudo bem, posso passar horas fazendo isso. Porém faço com mais autonomia.

Nunca entendi aquela frase "tudo é vaidade". Mas talvez ela esteja certa. Nossas postagens, nossas roupas, nossas ideias, nossas opiniões, nossos gostos, nossa família, nossos amigos, tudo que investimos parte de nós mesmos é vaidade. E esse blog também é, definitivamente, um exercício de vaidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário